Hoje vou falar sobre 6 dicas para os primeiros dias do bebê em casa.

Quando você sai da maternidade, logo que o bebê nasceu, é muito difícil. Na maternidade você tem ajuda dos enfermeiros, os médicos, recebe visitas e sempre tem alguém para ajudar. Mas quando você chegar em casa, será totalmente diferente, pois você irá chegar com seu bebezinho e será só você e o bebê, e o marido quando não estiver trabalhando.

Dá medo, dá insegurança, e os primeiros dias, até você se acostumar, a rotina é muito intensa. Pois você ainda não conhece direito seu bebê e o seu bebê não te conhece direito. Tem toda aquela questão de amamentar, de cuidar, de dar banho, de fazer várias coisas e você ainda tem a casa para dar conta, então, eu vou te dar 6 dicas para essa fase ser um pouquinho melhor.

Primeira dica:

Aceite ajuda quando alguém te oferecer. Sempre falamos aqui de você ter uma rede de apoio, de ter sempre pessoas te ajudando, então, aceite ajuda: da sua mãe, da sua sogra, sua amiga, sua irmã. Você não precisa ser a mulher maravilha nestes primeiros dias.

Segunda dica:

Quase todo mundo fala isso, mas é real; tente dormir quando o bebê estiver dormindo. Bebê dorme e acorda toda hora, já falamos em vários drops sobre o sono do bebê, e ele tem períodos de sono e períodos acordado, e quando ele está acordado, normalmente está mamando e você tem que dar uma atenção direta para ele, por isso, quando você perceber que o bebê está dando aquela cochilada, deite perto e cochile também.

Aproveita para descansar, pois esses períodos de descanso são muito importantes, não importa se é noite ou se é dia, neste primeiro momento tente dormir enquanto o bebê estiver dormindo, porque descansar é primordial para produção de leite, para você conseguir amamentar tranquilamente, para conseguir passar as noites acordada cuidando do bebê sempre que ele precisar.

Terceira dica:

É normal você oscilar entre o choro e alegria. Já falamos sobre blues puerperal em outro drop e já falamos também de depressão, e até é normal você sentir aquele misto insegurança, de medo, ansiedade, você fica triste, e daqui a pouco você está extremamente alegre por causa do nascimento do seu bebê. Mas fique de olho, esse período não pode ser muito longo, e se você achar que alguma coisa está acontecendo fora do normal, converse com seu médico obstetra.

Quarta dica:

Está tudo bem caso você não queira visitas nesses primeiros dias. Você pode se sentir à vontade de falar para o seus familiares e seus amigos, que vocês estão se adaptando e que você prefere que as visitas aconteçam num período mais tarde, daqui duas ou três semanas, quando você estiver mais acostumada com a rotina do bebê e o bebê também mais acostumado com essa rotina.

Quinta dica:

Deixe suas expectativas para trás. Acho que quando a mulher engravida, fica com aquela ansiedade, idealiza o bebê na cabeça, ela cria situações e aí quando o bebê nasce, ele não é nada daquilo que ela imaginou, então, deixe suas expectativas para traz, todo bebê é único, de um jeito e o seu bebê vai ser único e muito especial para você.

E a sexta dica é a seguinte:

Tudo vai melhorar e ficar mais tranquilo. Esse começo é muito difícil, mas logo você se adapta, logo você irá entrar numa boa rotina e o bebê também. Logo vocês se conhecerão melhor e vai ser tudo mais fácil.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil