No drop da SiS de hoje, vamos falar sobre a 18ª semana de gestação.

18 semanas de gestação!

Lembra que na 17ª semana, a mãe sentia o útero 4 cm abaixo do umbigo? Na 18ª, ela sente a 2 cm, pois a barriga continua crescendo!

O apetite da mãe também irá aumentar nesse período. E em média, até a 18ª semana, ela já engordou de 4,5 a 6 kg. Mas o fato de o apetite aumentar, não quer dizer que você precise comer por dois.

É importante nessa fase, aumentar o consumo de água, pois a gestante tende a inchar. Por isso, ao se hidratar bastante as chances de inchar diminuem. Quanto mais líquido você ingere, mais você elimina e não acumula.

Quando você aumenta o consumo de água, isso é bom para a hidratar a sua pele; claro que você usará hidrantes específicos para essa fase da gestação; mas o consumo de água ajudará bastante, pois a pele hidratada, evita a formação de estrias.

Nessa fase o sexo do bebê, já estará mais evidente. Ele já apareceu para o médico do ultrassom algumas semanas atrás, mas cada vez ele vai ficando mais com cara de menino ou de menina.

Nessa fase também, a gestante precisa tomar um pouco de cuidado, pois ela pode começar a apresentar uma coisa que é chamada de hipotensão postural. Ou seja, a pressão dela cai e aumenta muito rapidamente, se ela muda de posição muito rápido, assim ela sente uma tontura. Então, quando você for se movimentar, se movimente mais devagar, faça movimentos mais tranquilos, porque isso acontece sim na maioria das gestações.

E o bebê na 18ª semana de gestação?

O bebê está crescendo cada vez mais, está entre 12 e 14 cm (da cabeça até o bumbum) e está pesando entre 150 e 160 gr.

Na 17ª semana, ele estava de 100 a 110 gr., ou seja, ele aumenta 50% de peso, e por isso que aumenta a fome da gestante. Afinal, o corpo dela está trabalhando para o bebê ganhar peso e se manter ali.

Uma coisa bem interessante, é que as orelhas já estão na posição correta. E nessa fase e eles já escutam os batimentos cardíacos da mãe. Escutam também o barulho da circulação, os gases, a digestão, escutam tudo. E já conseguem escutar também barulhos externos, então, converse com o bebê, pois ele já está te escutando.

Camila e Gabi são fotógrafas de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design e enfermeiras neonatais.