Na 24ª semana de gestação já está na hora de fazer as fotos do ensaio de gestante. Afinal, a barriga da mãe já está bem grande e o útero está de 3 a 5 cm acima da cicatriz umbilical, então, já está mais alto.

A barriga já está um pouco mais projetada para frente; o quadril da mulher, começa a abrir. Ou seja, o osso da bacia começa a ficar mais largo para o bebê poder se acomodar ali.

Dizem que nessa fase, a mãe não consegue passar entre dois carros; nem de frente e nem de lado. Pois a barriga e o quadril estão bem grandes (rs). Mas é uma fase muito gostosa, quando a grávida fica iluminada e muito feliz, pois a barriga aparece e ela já começa a usar as roupas de gestante.

As contrações de Braxton Hicks, que já falamos em outro drop, que são as contrações de treinamento, são muito mais perceptíveis com 24 semanas de gestação.

As glândulas de Montgomery, que são as glândulas que ficam próximas ao mamilo da mulher, já começam a secretar óleo para proteger e lubrificar aquela região, para se preparar para a amamentação.

Os olhos da gestante ficam mais irritados e secos por causa da alteração hormonal. Portanto, é muito importante a mãe beber bastante água nessa fase da gestação, e se tiver incomodando, conversar com o médico.

O bebê, na 24ª semana, está com meio quilo e 21 cm, e essa medida, é da cabeça até o bumbum.

A pele dele já é bem enrugada. Na 23ª semana falamos do crescimento da pele nessa fase para o crescimento e aumento de peso do bebê. Como ainda não houve esse crescimento significativo, a pele dele ainda está bem enrugada, daqui a pouco se encherá de gordura.

O ouvido interno já está formado, portanto, ele já começa a ter senso de equilíbrio. Ou seja, começa a perceber que ele está de cabeça para cima ou para baixo, já sente que isso é uma coisa diferente para o senso de equilíbrio dele.

Uma coisa que é muito importante nessa fase de 24 semanas, é que os pulmões começam a produzir o surfactante. Que é um líquido que que recobre os alvéolos. Ele auxilia na respiração, então, é isso que irá ajudar o bebê a respirar depois que nasce.

Sempre quando tínhamos partos prematuros no hospital, perguntávamos de quantas semanas. E quando falavam que era de 24ª semanas, ficávamos um pouco mais felizes. Pois antes das 24 semanas, o bebê não produz surfactante (claro que ele o recebe na UTI). Mas se ele já o produz, chances de ele respirar sozinho é muito maior pelo fato dele próprio fabricar o surfactante. E isso tem relação com a sobrevida do bebê que nasce prematuro. A chance de sobrevida dele é maior a partir da 24ª semana.

Camila e Gabi são fotógrafas de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design e enfermeiras neonatais.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil