Na 28ª semana de gestação está se iniciando o último trimestre de gestação; então, quase tudo no bebê, já está formado e agora ele irá começar a engordar. Mas ainda existem algumas características que são específicas da fase de cada semana.

Então, nesse momento, provavelmente a gestante já engordou entre 8 e 10 quilos. Isso é uma média, pois existem mulheres que engordam mais e mulheres que engordam menos.

A postura da mulher também muda. Ou seja, nessa fase que ela começa a ter aquele andar característico de gestante, coluna para trás e barriga para frente. Portanto vai mudando seu ponto de equilíbrio e cada vez mais isso vai mudando, pois, a barriga vai ficando cada vez mais pesada.

Por conta disso também; pois o bebê está crescendo todo dia; ela está mudando todo dia seu centro de equilíbrio, a gestante pode começar a ter bastante dor nas costas e na virilha, e aumenta nesse último trimestre. É importante procurar ajuda médica se você tiver esse sintoma, pois é algo que incomoda bastante.

O cuidado com a pele, precisa ser redobrado no terceiro trimestre. O bebê começa a crescer bastante, a mãe começa a ganhar peso e a barriga a ficar maior. As estrias podem começar a aparecer. Cuidado intensificado com a pele para diminuir o aparecimento. A estria tem relação também com o fator genético, mas de qualquer maneira, se você puder hidratar a pele nessa fase, o risco é muito menor.

Hidrate também as mamas; mas não passe creme nos mamilos, senão você irá favorecer fissuras quando iniciar a amamentação.

A partir de agora, as consultas com o obstetra, terão intervalos menores. É importante que nesse último trimestre você veja seu obstetra a cada 15 dia para ter uma aproximação. Além de ver como está caminhando a gestação, se tem algum sinal fora do esperado.

O bebê na 28ª semana

O bebê tem 26 cm da cabeça até o bumbum e pesa cerca de 1 kg e 100 gr.

Nós que somos enfermeiras, quando ouvimos uma grávida dizer está de 28 semanas, ficamos muito aliviadas, pois já passou da fase mais crítica.

Então, se o bebê nascer a partir de agora, as chances de ele sobreviver sem nenhuma sequela, aumentam a cada semana. Principalmente a partir da 28ª.

O bebê tem pouco espaço para se movimentar dentro da barriga agora. Dessa maneira, é comum, a gestante sentir uma diminuição da movimentação do bebê; ele se movimenta em espaços mais intercalados, mas quando se movimenta, é mais intenso. Isso depende muito também das ações da mãe, então, as vezes se ela come alguma coisa, o bebê se mexe mais, ou se ela acorda, ou antes de dormir.

Quando a gestante faz o ultrassom nessa fase, é possível ver os olhos do bebê se mexendo embaixo das pálpebras. O que lembra muito, uma fase de sono REM (que já falamos em outro post), que é quando os nossos olhos se mexem, ou abertos ou fechados nessa fase de sono. Aí nos perguntamos: será que o bebê está sonhando? O que será que acontece nesse momento?

Alguns estudiosos acham que os sonhos começam com 28 semanas, pois já conseguiram detectar uma atividade cerebral muito intensa quando o bebê está dormindo.

Camila e Gabi são enfermeiras neonatal e fotógrafas de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil