Com 33 semanas de gestação a mãe já está com a barriga bem grande. E tudo bem apertado lá dentro, pois o bebê não para de crescer.

O estômago fica bem comprimido devido ao crescimento do bebê, e a mãe nem consegue cogitar uma refeição muito grande. O ideal é dividir as porções e fazer refeições pequenas a cada 2 ou 3 horas, e evitar também a ingestão de líquidos durante as refeições; pois isto faz estufar o estômago e você irá diminuir a ingestão de nutrientes. O ideal é que você deixe o líquido para depois.

Nessa fase, a mulher precisa começar a se poupar um pouco, ela já está no terceiro trimestre de gestação.

Gestação não é doença, mas precisa pegar leve, pois daqui a pouco você irá precisar de toda energia que você tem para o parto e para cuidar do bebê também. Por isso, se poupe um pouco, pois qualquer esforço a mais, um cansaço, pode levar a um trabalho de parto prematuro, então pegue leve que essa gestação já está no fim.

Com 33 semanas, as contrações de Braxton Hicks ficam mais perceptíveis, nós já falamos sobre ela em outro vídeo (veja aqui). Essas contrações são as contrações de treinamento. Ou seja, o útero está treinando para o parto, por isso, a mulher começa a perceber mais as contrações. Porém, uma característica muito importante nessas contrações é que elas são indolores. Se ela estiver muito dolorida, vindo em intervalos regulares, é a hora de procurar um serviço de saúde, pois isso já não é treinamento e já pode ser um trabalho de parto.

O bebê com 33 semanas

O bebê está crescendo, ele está com 32 cm, em média, da cabeça até o bumbum. E pesa cerca de 2 quilos.

Nessa fase de 33 semanas, o bebê já produz 500 ml de urina por dia, então, quer dizer que os rins, o aparelho urinário dele já está funcionando muito bem.

Os pulmões também já estão prontos, super maduros e o organismo do bebê já produz o surfactante. Que é muito importante para o bebê conseguir respirar sozinho. Ainda que o parto seja um pouco prematuro, nas 33 semanas já é uma fase mais segura para o bebê nascer.

O fígado já começa a armazenar ferro e esse ferro que ele armazena, vai ser importante para o bebê até mais ou menos 3 ou 4 meses de vida.

A cabeça do bebê está crescendo e só nessa semana a circunferência da cabeça vai crescer em torno de 1 cm.

O sistema imunológico dele já está funcionando, ou seja se ele nascer agora não é um risco tão grande assim. Ele já consegue respirar sozinho, já está com sistema imunológico funcionando; logo, o parto prematuro de 33 semanas não é uma notícia tão ruim.

O lanugo, que são os pelos que revestem o corpo do bebê, continuam caindo. Assim, quando o bebê nasce com 33 semanas, ainda tem lanugo, mas se nascesse antes teria muito mais.

Camila e Gabi são enfermeiras neonatais e fotógrafas de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?