A placenta é um órgão formado durante a gestação, portanto, ela só existe durante a gestação.

Ela é responsável pela comunicação da mãe com bebê. Ou seja, da placenta sai o cordão umbilical, e o cordão umbilical vai até umbigo do bebê; por isso, é responsável por essa comunicação.

Ela também é responsável por garantir as condições ideais para o desenvolvimento do feto através da nutrição e do oxigênio. Portanto, ela tem várias funções, e uma delas é fornecer os nutrientes e oxigênio para o bebê; assim o desenvolvimento dele, vai ser saudável e ideal para aquele momento.

A placenta estimula a produção de hormônios que são essenciais para gestação e para o desenvolvimento da gestação. Ou seja, o corpo da mãe precisa produzir alguns hormônios para iniciar a produção de leite, para ter aumento do útero, produção de líquido amniótico, tudo o que vai acontecendo. Assim, a placenta é responsável pela produção de alguns desses hormônios.

Ela também fornece uma proteção imunológica para o bebê, então, ela já faz uma barreira de proteção para ele; e quando a placenta recebe o sangue da mãe, filtra o que bebe não pode receber, e manda somente aquele sangue com todos os nutrientes que o bebê precisa e também o oxigênio.

Ela é responsável também, por proteger o bebê de alguns impactos, então, se a mãe sofrer algum golpe na barriga, a placenta ajudará a proteger, e uma das coisas mais importantes, é que ela ajuda eliminar os resíduos que o bebê produz, então, tudo que o bebê secreta, tudo que ele não precisa, vai para a placenta, e a mãe elimina depois.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil