A amniocentese é um exame que pode ser feito na gestação, dependendo da indicação do médico. Ou seja, é um procedimento realizado para colher uma amostra do líquido amniótico.

Como ele é feito? Com uma agulha, onde o médico com um aparelho de ultrassom, enxerga onde o bebê está posicionado. Assim, pelo ultrassom, guia a agulha através do abdômen da mãe, até a cavidade amniótica, para não correr o risco de perfurar o bebê.

É um exame seguro, devido ao uso do ultrassom, e o médico irá aspirar cerca de 20 ml desse líquido.

A principal indicação para a amniocentese, é quando o exame de translucência nucal (já falamos dele em outro post), tem resultado alterado. Mas o que essa amniocentese pode dar de resultado?

Ele poderá fazer a realização de todo cariótipo do bebê. Além de detectar a anemia fetal ainda durante a gestação. Também pode avaliar o nível de maturidade pulmonar fetal, detectar algumas doenças genéticas e também pode ser feito o teste de paternidade através da análise do líquido amniótico.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil