Hoje vou falar sobre a barriga baixa na gestante.

É muito comum a mulher estar andando com a suas amigas; ou então encontrar um parente que comente o seguinte:  “Nossa, sua barriga está baixa! Será que o bebê está para nascer? Cuidado! ”

Geralmente essas expressões aparecem quando seu bebê ainda não está no tempo de nascer. Se ele nascesse naquele momento, ele nasceria prematuro. Então, é uma coisa que gera muita ansiedade, preocupação entre as gestantes:  “Tenho ainda 32 semanas e as pessoas falam que minha barriga está baixa, sendo que ainda faltam dois meses para o meu bebê nascer! ”

Como lidar com essa situação?

Em primeiro lugar, são vários os fatores que fazem a sua barriga aparentar estar mais baixa, e a primeira coisa é o próprio crescimento da barriga. Então, se uma pessoa não te vê há um mês e depois te ver novamente, ela tem a sensação de que sua barriga está baixa, mas na verdade a sua barriga está maior.

Além disso, temos um pouco de inchaço durante a gestação, e no final isso pode acontecer com mais frequência também; e não necessariamente significa que a sua barriga esteja baixando, as vezes ela está apenas um pouco mais inchada na parte de baixo, e passa essa falsa sensação.

A barriga fica mais baixa quando está mais próxima do parto porque o bebê encaixa.

Então, geralmente lá próximo do final da gestação, o bebê fica de ponta cabeça, e quando ele fica de ponta cabeça, a cabeça fica encaixada na bacia da mulher, por isso, a barriga realmente dá uma baixada, isso acontece mais ou menos, um mês, em média, antes do parto, o que também não quer dizer que se a barriga baixou, o bebê vai nascer amanhã, não quer dizer isso.

Por isso, as vezes é uma percepção errada das pessoas. Muitas vezes falta mais de um mês para o seu bebê nascer, mas ele já está cá encaixado, o que é ótimo. As vezes parece que as pessoas só querem dar uma insegurança na mãe, então, não se preocupe com isso. Faça seu pré-natal direitinho, confie no o que seu médico está falando, é muito mais importante do que aquelas outras pessoas que não sabem exatamente o que está acontecendo.

Vai ficar tudo bem, por isso, não se preocupe com essas pessoas que falam coisas por aí, confie no seu médico que dará tudo certo.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil