O recém-nascido (RN) é um ser imaturo e todos os seus sistemas ainda estão amadurecendo.

Isso vale, entre outras coisas, no controle da sua temperatura corporal.

Mas, diferente do que muitas pessoas acreditam, a temperatura normal do bebê é igual à de adultos e crianças mais velhas e varia entre 35,5ºC a 37,5ºC.

O que é diferente nos bebês recém-nascidos é que eles têm mais dificuldade de manter sua temperatura. Ou seja, quando o ambiente está muito quente ele não consegue se resfriar até manter a temperatura normal.

Quando está frio ele não consegue se aquecer.

E agora?

 

Bebê dormindo tranquilo no baldinho ensaio newborn sis foto e design

 

Os pais devem prestar atenção na hora de vestir seus filhos. É comum eles terem dúvidas sobre o quanto agasalhar um recém-nascido e podem acabar se enganando na medida.

Quando o bebê está pouco agasalhado ele pode apresentar hipotermia e se ele estiver aquecido demais pode ter um superaquecimento.

Essas duas condições podem ser perigosas para a saúde do bebê.

A temperatura anormalmente baixa pode aumentar o risco de problemas respiratórios, inflamação de garganta, aumento de secreção, lábios ressecados e hipotermia, um problema extremamente grave.

Alguns sinais que o recém-nascido apresenta resfriamento do corpo são: agitação e choro, mãos e pés pálidos ou com coloração azulada ou arroxeada e respiração irregular e superficial.

A temperatura dos pés e das mãos do bebê não é um bom parâmetro para avaliar se o bebê está sentindo frio. Pois eles são mais frios do que o restante do corpo. O ideal é sentir a temperatura do tronco do bebê.

Normalmente a preocupação com a perda de calor corporal é tão grande que os pais podem acabar agasalhando demais o bebê e levando ao superaquecimento. E isso pode causar desidratação e febre.

Alguns sinais que podem indicar superaquecimento são choro excessivo, mãos, pés e cabeça quentes, vermelhidão da pele e suor.

Mas então qual será a medida correta? Uma boa dica é colocar no bebê recém-nascido uma camada a mais de roupa além da que os pais estão usando e não mais do que isso.

Se você gostou desse texto e acha que pode interessar outras grávidas ou mamães compartilhe com elas.

Bjos das SiS! ??

Somos fotógrafas de recém-nascidos e famílias do estúdio SiS foto e design e enfermeiras neonatais. Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?