Descolamento de placenta; também conhecido como descolamento prematuro de placenta ou DPP, é quando a placenta se separa totalmente ou parcialmente do útero.

Se ela se separar parcialmente, vai diminuindo o suprimento de oxigênio e nutrientes para o bebê. Dessa maneira, esse suprimento pode ficar muito comprometido.

Se for total pode ser mais grave ainda, pois se acontece o descolamento da placenta, a mãe pode ter um sangramento bem importante. Sendo perigoso tanto para mãe, quanto para o bebê.

O descolamento da placenta aumenta o risco de problemas de crescimento dentro do útero; principalmente se for um descolamento parcial e que a mãe e nem o médico percebam durante a gestação.

Então, é diminuído o suprimento de nutrientes e oxigênio, e o bebê tem um desenvolvimento comprometido, por isso, ele tende a não se desenvolver muito bem.

O descolamento é mais comum no terceiro trimestre da gestação, que é quando o bebê está maior.

A placenta pode pesar mais, o bebê pode pesar mais e corre o risco de descolamento total, da separação.

Caso aconteça o descolamento, o maior risco que tem, é de um parto prematuro. E o grande problema do parto prematuro,  é que se o descolamento acontece antes das 28 semanas de gestação, o médico vai precisar avaliar a saúde da mãe e a saúde do bebê, e depois dessa avaliação, ele vai ver qual é o nível de descolamento e vai decidir se vai intervir ou não. Se fará um parto prematuro, ou se esperará um pouco, e a mãe precisará ficar de repouso absoluto, para esperar o bebê amadurecer mais um pouco.

Os principais sintomas do descolamento de placenta são sangramento vaginal em grande quantidade, útero fica sensível e a mãe pode sentir muita dor nas costas. Dessa maneira, é muito importante que a mãe esteja atenta a todos esses sinais, porque mesmo sendo mais comum no terceiro trimestre, ela pode acontecer em qualquer momento da gestação.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil