No momento do nascimento do bebê via vaginal, pode ser que exista a indicação de uma episiotomia.

E o que é essa episiotomia?

A episiotomia é um corte no períneo. O períneo é o espaço que fica entre a vagina da mulher e o ânus.

Quando o bebê está nascendo, o canal vaginal vai se abrindo, e pode haver a necessidade de um corte para aumentar o diâmetro do canal vaginal e facilitar a saída da cabeça do bebê. Uma vez que saiu a cabeça o restante do corpo sai com mais facilidade, pois a cabeça é a maior parte do corpo do bebê.

Existem muitas pessoas que falam que a episiotomia não é necessária, que não precisa fazer, que isso as vezes é uma violência contra a mulher, mas vamos pensar do começo: a episiotomia antigamente, era meio que usada como rotina, toda mulher que tivesse um parto normal e fosse para o hospital, iria acabar sofrendo uma episiotomia. Porém hoje em dia não é mais assim.

Antigamente se acreditava que o risco de acontecer uma laceração, ou seja, rasgar a parede da vagina era muito grande. Porém, depois de muitos anos se percebeu que o risco de laceração da parede vaginal é muito pequeno. Dessa maneira, não existe a indicação de fazer episiotomia para todas as mulheres.

Hoje em dia a episiotomia não é mais um procedimento rotineiro, é um procedimento que é avaliado e dependendo da situação, é necessário ou não.

Quando que o médico irá pensar na possibilidade de uma episiotomia?

Quando o bebê estiver em sofrimento fetal e por isso, precise nascer com mais rapidez. Assim, o médico faz a episiotomia para acelerar esse processo na hora do parto.

Além disso, se a mãe está fazendo força a muito tempo, o médico precisará usar o fórceps ou o extrator para o bebê nascer com mais facilidade. Assim, pode haver a necessidade da episiotomia.

Além disso também, o bebê pélvico, ou seja, que está sentado, vai sair o bumbum primeiro e depois a cabeça, então, pode haver a necessidade de uma episiotomia.

Pode acontecer também de quando o médico avaliar, ele perceba que existe o risco de laceração da parede vaginal e faça a episiotomia.

Existe alguma coisa que a ser feita durante a gestação para evitar a necessidade de uma episiotomia na hora do parto?

Sim, existem alguns exercícios e existe também a fisioterapia que pode ajudar a mexer na região da musculatura pélvica. Isso pode minimizar o risco da necessidade de uma episiotomia na hora do parto.

Converse com seu médico, fale das suas preocupações e das suas vontades, como por exemplo, a de não fazer a episiotomia, e ele irá te indicar o que é melhor para você fazer para minimizar o risco.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil