No post de hoje, vou falar sobre os exercícios físicos na fase do puerpério.

E o que é a fase do puerpério?

Já temos um drop no canal falando sobre (veja aqui), mas o puerpério é a fase logo após o nascimento do bebê.

Então, para você começar a se exercitar depois que o bebê nasce, depende de alguns fatores e, principalmente da sua recuperação pós-parto; se você teve um parto normal; se foi um parto cesárea; como foi a sua recuperação; depende também se você teve alguma intercorrência durante o parto ou durante a gestação.

Normalmente, os médicos liberam para as mães começarem a fazer exercícios mais leves a partir de 15 dias de nascido bebê; quando o bebê nasceu de parto normal.

Quando nasce de cesárea, pelo fato de ser uma cirurgia, eles orientam a começar os exercícios físicos a partir de 30 dias. Mas isso depende muito do médico, depende muito da mãe. E depende também muito de como era sua rotina antes de engravidar e até durante a gestação.

Se você já praticava algum esporte, pode ser que a sua recuperação seja mais rápida. Então, pode ser que o médico te libere mais rápido para fazer os exercícios, mas sempre começando com coisa leves; caminhadas, pilates, ioga, exercícios que não demandam tanta força (pilates e ioga até demandam, mas você consegue fazê-los numa pegada mais leve). Converse com seu médico, explique para ele qual a sua necessidade de fazer exercícios físicos, ele irá te avaliar e decidir quando é melhor você começar a se exercitar.

É muito importante que você perceba que nessa fase logo após o nascimento do bebê, o seu corpo precisa de muita energia tanto para se adaptar a rotina nova, quanto para produção de leite e amamentação. Então, o ideal é que você não exagere, comece aos poucos, comece devagar, logo você irá poder se exercitar da maneira que você se exercitava antes da gestação ou durante a gestação. Mas não deixe de falar com seu médico e peça orientação.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil