No post de hoje, vou falar sobre alguns fatores de risco para o parto prematuro.

Em um outro post, falamos uma introdução sobre o trabalho de parto prematuro e os bebês prematuros. Assim, hoje, vou falar sobre 4 fatores de risco para trabalho de parto prematuro e nascimento prematuro.

Três deles são relacionados: tabagismo, consumo de bebidas alcóolicas e uso de drogas, sejam lícitas ou ilícitas.

Tabagismo

Já comprovado há muito tempo, que quando mulher decide engravidar, é importante que pare de fumar, mesmo que não esteja grávida ainda. Tabagismo tem a ver com engravidar ou não, mas também tem relação com trabalho de parto prematuro. O consumo de álcool é contraindicado pela maior parte dos especialistas durante a gestação, e pode ter relação também com o trabalho de parte prematuro.

O uso de drogas ou medicamentos

Sempre que você estiver sentindo alguma coisa, achar que precisa tomar algum remédio; mesmo que seja natural ou um remédio que uma outra pessoa tomou quando estava grávida. É super importante que o seu médico saiba e que ele autorize ou contra-indique o uso desse remédio. Nunca tome nada na gestação sem a autorização do seu obstetra.

O uso de drogas ilícitas

É proibido na gestação, pois sabemos que as substâncias passam para o bebê. Quando na UTI neonatal, pegamos um bebê que é filho de mãe usuária de drogas, o bebê pode ter muitas complicações, e uma delas é a síndrome de abstinência após o nascimento, pois ele sente falta da droga quando o cordão umbilical é cortado. Sendo assim, o uso de drogas ilícitas, também é fator de risco para o parto e o nascimento prematuro.

Infecções

Além disso, diversas infecções, graves ou não, podem induzir o trabalho de parto prematuro. Por exemplo: numa simples infecção urinária, a gestante pode entrar em trabalho em parto. É preciso muito cuidado com higiene da região íntima, não não segurar o xixi por muito tempo, e diversas outras coisas. O médico precisa saber de todo histórico. Uma infecção pode desencadear um trabalho de parto prematuro, por isso, tome todas as vacinas recomendadas, faça o pré-natal, pois existem maneiras de eliminar alguns fatores de risco para o nascimento prematuro.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascido do estúdio SiS foto e design.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?