Hoje eu vou falar sobre insuficiência do colo uterino, ou insuficiência istmo cervical.

O colo uterino é a ligação do útero com a vagina. Quando a mulher engravida, ela começa a produzir um tampão de muco, e esse tampão de muco (que já falamos em outro post) fecha a abertura do colo do útero, e protege o útero de infecções.

Numa gravidez normal, a mulher tem o tampão, e tem o colo firme, comprido e fechado, e ele permanece assim até as últimas semanas da gestação; pois conforme vai chegando ao final da gestação, o colo vai amolecendo e dilatando para o nascimento do bebê.

O que acontece quando a mulher tem essa insuficiência do colo uterino ou insuficiência istmo cervical, é que o colo é fraco ou curto. Assim, pode dilatar e amolecer, só com o peso do bebê; então, ela não precisa de nada, não precisa de contração e não precisa entrar em trabalho de parto, só o peso do bebê, faz com que o colo afine e amoleça.

Isso é muito grave, pois ele pode ocasionar um parto prematuro, e dependendo do tempo dessa gestação, existe o risco do bebê, primeiro ser viável ou não, ou de nascer muito prematuro,

O diagnóstico dessa insuficiência é um pouco difícil; ele normalmente vai se basear em gestações anteriores. Ou seja, se em alguma gestação anterior a mulher apresentou essa insuficiência de colo. E existem alguns graus, tem mulher que tem mais, e tem mulher que tem menos.

O tratamento da insuficiência de colo uterino, é repouso absoluto. E além do repouso absoluto, injeção de corticoide para a maturação do pulmão do bebê. Pois se houver risco de um parto prematuro, conforme a mãe recebe o corticoide, o pulmão dele amadurece e as chances de sobrevivência pós-parto prematuro, são maiores.

E também faz parte do tratamento, a suplementação de progesterona, pois ela ajuda o colo a ficar um pouco mais firme. E a cerclagem se necessário.

Vamos falar sobre a cerclagem em um próximo post, que é a costura do colo do útero.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil