O médico neonatologista é um médico especializado em pediatria e em recém-nascidos. Ou seja, normalmente ele faz a faculdade de medicina, faz um período de residência em pediatria. E depois escolhe se quer fazer a neonatologia ou não.

Toda UTI neonatal, tem um neonatologista de plantão 24 horas por dia.

E qual é o papel principal dele?

Além do cuidado com o bebê, ele faz todo um planejamento do cuidado médico que esse bebê dentro da UTI precisa.

Assim, ele faz todos os exames físicos, solicita os exames laboratoriais, os exames de imagem. E, a partir do resultado desses exames, ele irá prescrever medicamentos, solicitar outras avaliações de outras especialidades.

Além disso, ele cuida do suporte ventilatório do bebê, caso o bebê esteja em respiração artificial por ventilador mecânico. Ele que irá definir a partir de avaliações, o que esse bebê precisa naquele momento.

Ele cuida de todo o equilíbrio do bebê, que chamamos de hidroeletrolítico. Que é o quanto ele recebe e o quanto ele elimina de líquido e eletrólitos.

Quando o bebê está internado na UTI, precisamos ter esse controle rígido. Pois, principalmente para os prematuros, por serem muito pequenos, os médicos precisam calcular exatamente o quanto o bebê ingere, o quanto o bebê recebe por soro, o quanto ele recebe de medicação e o quanto elimina de tudo isso, e isso é primordial para o cuidado desse bebê dentro da UTI neonatal.

Camila é enfermeira e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.