Hoje vou falar sobre mais 4 fatores de risco de trabalho parto prematuro.

Um dos fatores de risco, que é difícil de conseguirmos mudar, é o fator socioeconômico daquela mulher.

Se ela tem menos educação ou se mora em lugares que não são apropriados para uma gestante morar, isso também é fator de risco para o parto prematuro.

Então, a pessoa não tem condições de ter uma boa nutrição, boa higiene. Porém é muito difícil mudar essa realidade e sabemos que se a mulher tiver uma nutrição adequada, fazer exercícios físicos e tiver um bom pré-natal, o risco de o bebê nascer prematuro é muito menor.

Um outro fator, é de a gestação ser gemelar.

Gestações múltiplas, seja de quantos for. Quanto maior for o número de bebês nesse útero, maior a chance de nascerem prematuros.

De modo geral, uma gestação que tem dois bebês, em média, adianta em 3 semanas o parto. Ou seja, se a gestante espera que o nascimento do bebês seja com 40 semanas, se adiantar 3, eles têm 37 semanas; e ainda nasceram de termo, não são prematuros. Se nascerem antes das 37 semanas, aí sim serão prematuros, o que é normal de ser ver por aí.

Anormalidades fetais também são fatores de risco.

Se o bebê tiver alguma malformação ou alguma outra anormalidade em seu desenvolvimento; isso pode ser um fator de risco. Dependendo do que for, pode ser corrigido intra útero, ou não. Sendo assim, o bebê nascerá um pouco antes do tempo.

Por último, temos as causas que são desconhecidas.

Você tem uma gestante que não tem fator de risco, está super bem. Sendo acompanhada, com nutrição adequada, fazendo exercícios de baixo impacto, e entra em trabalho de parto. Geralmente nesses casos, a tentativa do médico é deixar a mulher em repouso absoluto. Dessa maneira, tentar atrasar um pouco, o nascimento do bebê. Afinal, cada dia que o bebê fica a mais no útero, menores os riscos que ele tem, após o nascimento.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil