Hoje vou falar para vocês sobre algumas causas da presença de sangue na fralda do bebê.

Isso assusta bastante, mas existem algumas causas que são bem simples. Mas o ideal é você comunicar ao médico. Aqui eu só falarei de algumas causas para que vocês possam ficar um pouco mais tranquilos quando isso acontecer.

Para as meninas, ter sangue na fralda pode significar a pseudo menstruação. Já falamos sobre ela em um outro post (veja aqui), mas a pseudo menstruação acontece devido a uma bagunça hormonal, pois a bebê que nasceu estava recebendo hormônio da mãe pelo cordão umbilical, e aí, corta-se o cordão, e inicia essa bagunça que pode causar esse sangramento. Isso é bem normal.

Esse sangue na fralda pode ser também uma urina concentrada demais, avermelhada, que você pode confundir com sangue. A urina concentrada é preocupante pois pode significar que o bebê não esteja mamando o suficiente, e é um sinal de desidratação.

Outra causa, é o sangue da rachadura do mamilo da mãe.

Se a mãe está com um mamilo rachado, está sangrando, na hora que o bebê mama, ele pode engolir um pouco de sangue. Se ele engoliu sangue dessa rachadura, na hora que sai nas fezes, esse sangue é bem escurecido.  A indicação é que a mãe continue amamentando e seguindo as orientações do médico, os tratamentos que ele prescrever.

Outra causa de sangue na fralda, são as fissuras no ânus, e isso pode acontecer quando o bebê está com as fezes mais endurecidas ou com alguma prisão de ventre. Quando as fezes estão endurecidas, pode causar algum cortinho na hora de fazer cocô, pode sair um pouquinho de sangue.

Esse sangue pode ser um sangue também das assaduras. Os casos de assaduras mais graves, mais profundas, podem sangrar um pouco.

O que pode acontecer também, é um bebê ter deficiência de vitamina K, que pode acontecer principalmente com os bebês mais novinhos. Por isso, que eles recebem a injeção de vitamina K logo que nascem, para não correr o risco de ter essa deficiência, mas se o bebê tiver, ele pode ter uma hemorragia intestinal por conta disso.

Outra causa é quando o bebê tem uma diarreia muito frequente, pode ter raios de sangue nas fezes. E também logo após ter tomado a vacina de rotavírus, pode apresentar esse tipo de sangramento.

Alergias alimentares podem causar esse sangramento também, e a alergia que pode causar esse sangramento que mais conhecemos, é a alergia a proteína do leite. Então, se aparecer sangue nas fezes, comunique o pediatra e fique de olho para ver como está a sua alimentação, para que junto com pediatra você consiga descobrir se a causa desse sangramento é uma alergia alimentar ou não.

Outra coisa que pode acontecer também, principalmente com as crianças maiores, é a ingestão de corantes. Se a criança come gelatina ou se toma alguma bebida que tem algum corante avermelhado, ela pode ficar com as fezes ou com a urina mais avermelhados. Existem alguns alimentos que são mais coloridos e que podem causar isso também, a beterraba é um exemplo.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil