O recém-nascido é um ser único, frágil e imaturo. Suas defesas ainda estão em formação, assim como todos os sistemas do seu corpo. Assim, a segurança no ensaio newborn do recém-nascido não é opcional, é obrigatória. Ela deve ser sempre a prioridade durante um ensaio newborn. Sem toda a segurança necessária, o ensaio não deve ser realizado.

O fotógrafo deve estar preparado para cuidar do bebê recém-nascido da melhor maneira possível. Tudo que acontece ao bebê/família no ensaio é de responsabilidade do fotógrafo e precisamos prezar pelo seu bem-estar durante todo o ensaio. Nossa responsabilidade é imensa já que o bebê é o bem mais importante daquela família.

Alguns itens são essenciais quando se realiza o ensaio:

– Temperatura ideal, em torno de 27 a 28 graus: o bebê ainda não tem controle da temperatura corporal, se ele fica em um ambiente mais frio, a tendência do seu corpo é esfriar, se o ambiente está muito aquecido, o corpo também aquece. Para termos esse controle, o ideal é ter sempre ao lado um termômetro com higrômetro, que mostra também a umidade do ar. A umidade deve ser controlada pois um ambiente muito seco pode levar o bebê a desidratação mais rapidamente, caso ele não tenha reposição de líquidos efetiva.

-Local adequado para o ensaio: seja externo, em estúdio, ou na casa do cliente, o ambiente deve ser adequado para receber um recém-nascido. O estúdio deve ser limpo e desinfetado periodicamente, assim como todos os materiais e acessórios utilizados na sessão (a cada sessão). Na casa do cliente, o ambiente onde será feito o ensaio, também deve estar limpo e desinfetado.

– O fotógrafo e assistente precisam conhecer profundamente o bebe recém-nascido, estudar sobre ele, aprofundar seus conhecimentos sobre as fases do sono, sobre amamentação, sobre as suas necessidades fisiológicas para atender o bebê da maneira mais segura possível.

– A pele do RN é de 40 a 60% mais fina que a de um adulto ou criança mais velha. Para tocar/posicionar um RN devemos estar com unhas curtas e lixadas e sem adornos que possam arranhar a pele frágil do bebê. A pele do bebê nunca deve encostar no prop, pois normalmente as superfícies são ásperas e podem causar alguma lesão. Um arranhão na pele do bebê pode ser uma porta de entrada para microrganismos e início de uma possível infecção.

– A higiene das mãos é a principal medida para a prevenção de transmissão de microrganismos.

– A cabeça do RN representa 1/3 do seu corpo tanto em volume como em peso. Ela deve estar 100% do tempo apoiada por um adulto e não pode sofrer movimentos bruscos para preservar a sua integridade e evitar lesões na coluna cervical, além de traumas.

– Poses mais elaboradas: sempre devem ser feitas com fusão de duas imagens, como exemplo a pose do sapinho. Na primeira imagem o assistente apoia com delicadeza a cabeça do bebe e o fotógrafo faz a foto; na segunda imagem os braços do bebê são apoiados para a foto. Eventualmente, o bebê pode se manter sozinho nessa posição. Porém sua estrutura musculoesquelética não está madura o suficiente para se manter nessa posição sem risco de lesão e/ou trauma.

O recém-nascido é um ser ainda em formação.

Ou seja, ele é mais flexível por possuir mais cartilagens e ossos que o ser humano adulto. Mas isso não quer dizer que podemos colocá-los em qualquer posição sem nenhum risco. A região cervical do bebê é frágil e necessita de apoio constante para não sofrer nenhuma lesão. As articulações e musculatura também são frágeis, assim como seus ossos. Toda manipulação deve ser gentil e respeitar os limites do recém-nascidos e feitas com cautela e segurança. Nenhuma posição deve ser forçada.

– Sempre que o bebê estiver posicionado para a foto um assistente deve permanecer ao seu lado. Caso ele se mexa ou apresente algum reflexo essa pessoa está pronta para ampará-lo imediatamente. Quando o fotógrafo não trabalha com assistente, sempre deve pedir para o pai ou para a mãe ou outra pessoa presente no ensaio para ficar sentado ao lado da criança. Essa pessoa deve manter a atenção voltada para o bebê 100% do tempo. Jamais dar as costas para o bebê.

– O bebê não deve ser exposto ao vento. Ele tem uma pele proporcionalmente grande em relação ao seu peso e ele perde calor muito facilmente. Ele também perde calor ser exposto a fralda úmida. Assim, se o bebê elimina xixi ou cocô no local onde ele está posicionado, além de limpar o bebê, a manta/prop deve ser trocada, uma vez que as excreções do bebê em pouco tempo ficam frias e também roubam calor do corpo.

– Ao oferecer a mamadeira para o bebê, eleve cabeça e ombros para evitar o risco de bronco aspiração. Isso em caso de regurgitação.

– Fotógrafos: Escolham bem seus mentores, pois isso vai fazer diferença na sua vida e na de outras pessoas/ famílias também.

– Pais, procurem bem seus fotógrafos. Seu filho é o seu bem mais precioso.

Para concluir, repetimos e repetiremos sempre que a segurança do recém-nascido é o mais importante em um ensaio newborn. A fragilidade do bebê deve ser respeitada. Afinal, ele se encontra em uma fase delicada, que requer muito carinho, cuidado, amor e dedicação. A família encontra-se também fragilizada. Assim, vê no fotógrafo uma fonte de referência para assuntos que são novos para eles e muitas vezes assustadores. Dessa maneira, o fotógrafo precisa estar preparado em todos os sentidos. Além de dar segurança para o bebê, conseguir demonstrar aos pais, através do amor e do cuidado, uma base de conhecimento sólida e comprometida com a vida que está em suas mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?