O período pós-parto, é um período muito difícil para a maioria das mulheres, e você só conseguirá entender quando passa por toda essa fase, o puerpério.

As últimas semanas de gestação são muito cansativas para mãe; o bebê está ali dentro, tudo dentro da mãe fica mais espremido, ela fica mais cansada, mais ofegante e todas as atividades do dia-a-dia, ficam mais difíceis. Logo após essa fase vem o parto, e o parto não é uma coisa fácil, é bem difícil. Principalmente o parto normal, e até mesmo o parto cesárea que é uma cirurgia, mas parto normal tem todo o trabalho de parto e o esforço que a mãe faz.

Depois dessa fase, vem a fase da amamentação. Quem já amamentou sabe que nem tudo são flores, para a maioria das mulheres é difícil. É um aprendizado tanto da mãe quanto do bebê que acabou de nascer. Além disso, tem todo o cotidiano do bebê. Ou seja, você tinha uma rotina na sua vida e agora tem um ser a mais, que você precisa inserir no seu cotidiano e que tem uma rotina só dele.

Além disso também, você é a mais responsável 24 horas por dia, pela vida de um serzinho que acabou de nascer. Então, tudo isso gera um grande stress na mãe. Mas não precisa se desesperar, tudo melhorará logo que você entrar na rotina, criar uma para você e para o bebê, as coisas ficarão mais fáceis e você não vai ter tanto stress.

 Tente reservar um tempo para você, tente usar sua rede de apoio.

Quando as pessoas oferecerem ajuda, aceite. Quando você estiver se sentindo estressada e sobrecarregada, se puder, deixe o bebê com alguém, saia para dar uma caminhada. Uma volta no quarteirão para ver a rua, as pessoas, pois as vezes você fica ali dentro de casa, naquela rotina direta com bebê, só você e ele e o marido quando está em casa. Então, veja as pessoas na rua, isso aliviará um pouco esse confinamento.

Você não precisa exagerar, a casa não precisa estar impecável. Não precisa ter um jantar perfeito na mesa na hora que seu esposo chegar, você tem um bebê novo e precisa cuidar de você e do bebê. Aproveite novamente sua rede de apoio; suas amigas; sua mãe; sua sogra, peça para ajudar, para dar um jeitinho na casa, pois você precisa se concentrar no seu bebê.

Procure companhia, ficar só você e o bebê o tempo inteiro, não é bom. Procure com quem conversar, peça para uma amiga ir na sua casa, aceite essas ajudas e dedique um tempo para você; faça uma coisa que você gosta, pelo menos uma vez por dia, leia um livro, escute uma música e aproveite enquanto o bebê está dormindo para fazer alguma coisa que você goste e dedique um tempo para você.

Fique tranquila, pois as coisas vão melhorar assim que você conseguir encaixar essa rotina na sua vida.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?