O objetivo do uso do umidificador é aumentar a umidade relativa do ar, do ambiente. A umidade relativa do ar ideal é em torno de 60% de acordo com a OMS.

Existem algumas cidades no Brasil, que tem a umidade do ar muito baixa. E outras, que dependendo da época do ano, abaixa bastante, como aqui em São Paulo.

Uma cidade que quase sempre é seca, é Brasília, por exemplo.

Portanto, se a umidade relativa do ar estiver um pouco abaixo de 60%, não é tão ruim assim para nós. Não sentimos tanto o ressecamento da mucosa e outros problemas relacionados a isso.

Mas se a umidade cai muito, os sintomas começam a aparecer. E, para o bebê recém-nascido, além desse ressecamento das mucosas, ele pode também se desidratar com mais facilidade.

Então, o objetivo do uso do umidificador, seria esse, manter a umidade relativa do ar ideal (ou próxima disso). E, consequentemente, manter as mucosas do bebê hidratadas e diminuir o risco de desidratação.

Só que o uso do umidificador é condenado por alguns pediatras.

Pois assim como qualquer outro reservatório, lugar, ambiente que tenha água, existe o risco de proliferação de fungos. E, como você está querendo cuidar da saúde do bebê com o uso do umidificador. Mas por trás, você está soltando fungos no ambiente, o que seria muito ruim.

O umidificador pode ser usado, mas existem alguns cuidados que precisam acontecer durante o uso do umidificador.

Um deles, é que o umidificador não deve ficar muito próximo do bebê quando estiver funcionando. Pois, o vapor que sai dele é frio, e pode resfriar o bebê. Resfriar em termos de temperatura.

Além disso, no momento que você desligar o umidificador, você deve abrir o reservatório, tirar a água que sobrou e deixar num lugar arejado para que ele seque. Não pode deixar água lá dentro e não pode simplesmente tirar a água e já guardá-lo, precisa deixar aberto em local arejado.

É importante também que seja feita uma limpeza e desinfecção do aparelho.

Pode-se usar umidificador, mas é muito importante que esses cuidados sejam tomados, para que não prejudiquemos o bebê.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil