No drop das SiS de hoje eu vou falar sobre a classificação do recém-nascido.

Logo que o bebê nasce, ele é classificado de algumas maneiras. E hoje, eu vou falar sobre uma dessas classificações, que tem relação com o número de semanas que o bebê ficou dentro do útero.

Dessa maneira,  ele pode ser:

  • Recém-nascido pré-termo ou prematuro, se ele nasce com menos de 37 semanas completas de idade gestacional. Ou seja, se o bebê nasce com 36 semanas e 6 dias, ou menos, ele é um prematuro.
  • Recém-nascido termo é aquele que nasce entre 37 semanas e 0 dias e 41 semanas e 6 dias. No tempo certo de gestação.
  • Recém-nascido pós-termo é quando o bebê nasce com mais de 42 semanas.

Nos prematuros, ainda temos uma outra classificação, dentro dessa relacionada com a idade gestacional.

  • Prematuro tardio ou limítrofe – quando o bebê nasce na semana 35 ou na semana 36. Então ele é um bebê que já está com todos os seus sistemas formados e o que faltou para ele na gestação foi crescer e ganhar peso no final da gestação.
  • Prematuro moderado – aquele que nasce de 31 a 34 semanas de idade gestacional. Provavelmente esses bebês passarão um tempinho na UTI. Em outro drop, falaremos sobre a UTI neonatal.
  • Prematuro extremo- aquele que nasce com menos de 30 semanas de idade gestacional.

Hoje é dia é mais comum os profissionais de saúde falarem em semanas de idade gestacional do que em meses. Em outros tempos, as pessoas falavam que o bebê havia nascido com 7 meses ou 8 meses de gestação.

Cada semana é uma diferença muito grande no desenvolvimento desse bebê.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa do estúdio SiS foto e design, especializado em ensaio de família, gestante, newborn e infantil em São Paulo.