Como agasalhar o meu bebê para ele ficar aquecido na medida certa?

Como agasalhar meu bebê para ele ficar aquecido na medida certa?

Essa é uma dúvida muito comum principalmente para os pais de primeira viagem. Tem uma dica que é muito boa e muito tranquila para os pais usarem.

O bebê recém-nascido tem todos os seus sistemas ainda em desenvolvimento e, por isso, tem dificuldade de manter a temperatura do corpo sozinho. Dessa maneira, quando ele é colocado em um ambiente muito frio ele perde calor. Da mesma maneira, quando ele está muito agasalhado o seu corpo pode aquecer muito.

Mas afinal como vou saber como agasalhar meu bebê?

Desde que o bebê não esteja exposto ao vento, ou seja, ele está em um ambiente fechado, eu posso pensar nas roupas que eu estou usando e colocar uma camada a mais de roupa nele.

Vamos aos exemplos?
  • Eu estou de camiseta de manga curta e com uma calça e estou bem (nem com muito calor e nem com muito frio). Então, no meu bebê, vou colocar um body, um mijão (que é a calça) e um macacão.
  • Estou vestida com shorts e regata. Assim, posso deixar o meu bebê com um body de manga mais comprida. E só!
  • Eu estou com calça, uma malha de manga comprida e gola alta e um casaco. E agora? Coloco no meu bebê body de manga comprida, mijão, um macacão mais pesado e uma mantinha ou um cobertor.

A dica de ouro para agasalhar meu bebê: uma camada a mais de roupa do que você estiver usando. Assim, ele vai ficar aquecido na medida certa, sem correr risco de desidratar por causa de calor ou ter hipotermia.

Gabi é enfermeira neonatal especialista em cuidados com recém-nascidos e fotógrafa do estúdio SiS foto e design.