No drop das SiS de hoje eu vou falar sobre o esqueleto do recém-nascido.

Como é o esqueleto do recém-nascido? Como ele se forma? Como era tudo antes dele nascer? Como ele se desenvolve?

Ainda dentro do útero, quando o bebê está em formação, grande parte do que na fase adulta é osso, era somente cartilagem. Durante o desenvolvimento do bebê dentro do útero uma parte desses tecidos cartilaginosos vão passando por um processo chamado ossificação. Assim, quando o bebê nasce, uma parte dessa estrutura já é formada de ossos mesmo e uma parte ainda é tecido cartilaginoso.

O processo de endurecimento completo dos ossos leva muitos anos e, portanto,  só vai terminar na fase adulta do indivíduo.

O bebê recém-nascido tem um número maior de ossos do que as crianças mais velhas e adultos. Por essa razão que os recém-nascidos são muito mais flexíveis do que os adultos. Essa é uma curiosidade que explica exatamente o porque conseguimos fazer as poses lindas durante os ensaios newborn.

Então, a medida que esses tecidos cartilaginosos vão passando pelo processo de ossificação e o sistema muscular vai se desenvolvendo o bebê começa a ter mais e mais controle da sua postura.

As fases do desenvolvimento postural do bebê são:

  1. Sustenta o peso da própria cabeça
  2. Senta com apoio
  3. Senta sem apoio
  4. Engatinha
  5. Fica em pé
  6. Anda

Como já disse antes, o processo completo de desenvolvimento do esqueleto do recém-nascido só termina na fase adulta, mas quando o bebê tem cerca de 10-14 meses ele já anda e, por isso, tem uma independência muito maior.

Gabi é fotógrafa do estúdio SiS foto e design e enfermeira neonatal.