O preparo das mamas para a amamentação – Drops das SIS #88/365

No drop da SIS de hoje, vou falar sobre o preparo das mamas para a amamentação.

Quando começamos a pesquisar como fazer o preparo das mamas para amamentação, o que a gestante pode fazer para melhorar e tornar a amamentação mais efetiva, achamos muita coisa por aí. Mas, muitas dessas coisas hoje, já caíram por terra. Vamos passar aqui para vocês algumas dicas que são essenciais e são muito fáceis de fazer.

Primeira coisa, usar um sutiã adequado: as mamas crescem durante a gestação. Isso acontece pois se inicia a produção de leite (já falamos melhor sobre isso em outro vídeo), então, quanto mais sustentação a gestante der para os seios, melhor. A produção de leite vai ser mais tranquila e vai ser mais fácil de amamentar também.

Outra coisa também que é legal acontecer, é o banho de sol. Sabemos que muitas vezes não é possível a gestante ficar com as mamas expostas para tomar sol. Mas, se for possível, for uma época do ano adequada e num local adequado, tomar banhos de sol de 15 a 20 minutos antes das 10 da manhã ou depois das 16. Pois nesse horário  o sol não é muito forte. Isso vai ajudar a fortalecer a pele principalmente na região do mamilo e da auréola.

Outra dica, é lavar o mamilo e a auréola apenas com água, não usar sabonetes. Pois o sabonete pode deixar a pele do mamilo e da auréola mais finos. Durante a amamentação ter mamilos e auréolas mais finas pode causar rachaduras. Isso em casos que  o bebê tiver uma pega incorreta em algum momento. O mesmo vale para cremes e pomadas, usá-los pode deixar a pele mais fina também nessas regiões.

As gestantes não devem espremer as mamas para ver se sai algum colostro ou algum leite. Pois isso pode causar uma indução de trabalho de parto prematuro. Ou seja,  se você espreme, o corpo entende que está tendo um estímulo, e se ele acha que está tendo um estímulo, ele acha que o bebê já nasceu, o que pode levar ao trabalho de parto prematuro. Portanto, não façam isso.

E também não existe a necessidade de usar conchas ou sutiãs com orifícios, pois podem até mesmo prejudicar um pouco a amamentação. O uso  desses objetos pode interromper o ducto que leva o leite para o mamilo. Assim, o ideal é que se a mãe tem o mamilo invertido ou mamilo plano, utilize do estímulo da sucção do bebê recém-nascido. Em alguns casos, até a extração de leite com “bombinha” para induzir o bico a sair.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?